Busca avançada
Ano de início
Entree

Uso de coagulante natural obtido de sementes de Moringa oleifera para tratamento de água na zona rural

Processo: 03/07709-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2004 - 31 de março de 2006
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias
Pesquisador responsável:José Euclides Stipp Paterniani
Beneficiário:José Euclides Stipp Paterniani
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Tratamento de água  Moringa oleifera  Irrigação 

Resumo

A deterioração dos mananciais empregados tanto para irrigação quanto para abastecimento público, é cada vez mais acentuada e ainda que suas águas continuem sendo utilizadas, não mais apresentam os padrões qualitativos para o consumo humano tanto do ponto de vista físico como microbiológico devido principalmente à presença de partículas coloidais e de matéria orgânica e muitas vezes se mostram impróprias até mesmo para o fornecimento de água para os sistemas de irrigação. Em diferentes países do continente asiático, africano e sul-americano plantas estão sendo utilizadas para a obtenção de coagulantes alternativos e particularmente a espécie Moringa oleifera, destaca-se como uma das mais promissoras fontes de coagulante natural com o objetivo de eliminar as partículas presentes na água. O presente projeto propõe a realização de um estudo comparativo das condições de mistura rápida e de floculação (gradiente de velocidade médio e tempo de detenção) na eficiência de reatores estáticos, quanto à remoção de turbidez, por meio de sedimentação, utilizando para tanto água sintética. Serão realizados ensaios com reatores estáticos com capacidade para 2 litros; os parâmetros físicos, químicos analisados serão: pH, condutividade, turbidez e temperatura. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PATERNIANI, JOSE E. S.; RIBEIRO, TULIO A. P.; MANTOVANI, MARCIA C.; SANT'ANNA, MARCIA R. Water treatment by sedimentation and slow fabric filtration using Moringa oleifera seeds. African Journal of Agricultural Research, v. 5, n. 11, p. 1256-1263, JUN 4 2010. Citações Web of Science: 6.
JOSÉ E. S. PATERNIANI; MARCIA C. MANTOVANI; MARCIA R. SANT'ANNA. Uso de sementes de Moringa oleifera para tratamento de águas superficiais. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v. 13, n. 6, p. 765-771, Dez. 2009.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.