Busca avançada
Ano de início
Entree

Organização celular na diferenciação e no ciclo celular de Trypanosoma

Resumo

Neste projeto pretendemos determinar as bases moleculares do estabelecimento de diferentes padrões de organização nuclear e celular de tripanossomos, agentes causadores de diversas doenças parasitárias. Caracterizaremos as modificações pós-tradicionais de histonas nestes organismos, tidas como fundamentais no controle dos processos de transcrição, replicação, e reparo de DNA de eucariotos. Em paralelo, caracterizaremos nestes organismos a atividade, especificidade, localização celular e função de algumas proteínas quinases reconhecidas como participantes no controle da síntese protéica, crescimento e diferenciação celular em diversos eucariotos. Avaliaremos também as alterações do citoesqueleto e flagelo. Pretendemos acompanhar estas modificações por análise proteômica sistemática com foco nas alterações de fosforilação durante os processos de diferenciação e progressão no ciclo celular bem como testar inibidores destes processos obtidos por screening em larga escala. Estes estudos poderão indicar como estes parasitas controlam o seu desenvolvimento em função do ambiente encontrado nos diversos hospedeiros. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COSTA, F. C.; OLIVA, M. A. V.; DE JESUS, T. C. L.; SCHENKMAN, S.; THIEMANN, O. H. Oxidative stress protection of Trypanosomes requires selenophosphate synthase. Molecular and Biochemical Parasitology, v. 180, n. 1, p. 47-50, NOV 2011. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.