Busca avançada
Ano de início
Entree

Isolamento e identificacao molecular de componentes proteicos e peptidicos bioativos presentes nas sementes de senna occidentalis, uma planta toxica para aves e animais.

Processo: 03/09282-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2004 - 31 de outubro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica
Pesquisador responsável:Sumika Kiyota
Beneficiário:Sumika Kiyota
Instituição-sede: Instituto Biológico (IB). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Citotoxicidade  Lectinas 

Resumo

Significativas perdas econômicas observadas nas criações de animais foram associadas à intoxicação por ingestão espontânea da leguminosa Senna occidentalis, uma planta daninha freqüentemente encontrada nas pastagens e nas culturas de cereais O presente projeto visa o isolamento a caracterização molecular e biológica de proteínas e peptídeos presentes nos extratos aquosos e nas frações protéicas de sementes de Senna occidentalis que apresentaram toxicidade específica para a bursa de Fabricius de pintinhos. Assim, o presente projeto visa identificar o(s) possível(eis) componente(s) tóxico(s) de natureza protéica nas sementes de S. occidentalis. Para tanto, análises dos perfis cromatográficos dos extratos protéicos por CLAE, em diferentes condições experimentais, estão sendo realizadas com o intuito de se estabelecer uma estratégia de purificação da proteína possivelmente tóxica presente nas sementes de S. occidentalis. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)