Busca avançada
Ano de início
Entree

Uso de ferramentas e forrageamento extrativo por macacos-prego (cebus apella): socialidade, ecologia e transmissao social de informacao.

Processo: 03/10270-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2004 - 30 de junho de 2006
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Comportamento Animal
Pesquisador responsável:Eduardo Benedicto Ottoni
Beneficiário:Eduardo Benedicto Ottoni
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Primatas  Forrageamento  Ferramentas  Estrutura social  Cognição 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cognicao | Estrutura Social | Ferramentas | Forrageamento | Primatas | Transmissao Social Informacao

Resumo

O uso de ferramentas por macacos-prego aponta para questões sobre as condições e mecanismos que favorecem o seu surgimento. van Schaik et al. hipotetizaram que nas espécies com alguma destreza cognitiva, dependentes de forrageamento extrativo, a disseminação cultural de técnicas complexas de forrageamento depende do grau de tolerância entre os indivíduos. Nossos estudos prévios estão de acordo com a previsão, mas a variabilidade do comportamento em diversas populações da espécie ainda está por ser analisada. Pretendemos dar início a um estudo comparativo entre duas populações selvagens de macacos-prego, abordando características ecológicas e sociais de grupos da Caatinga e da Mata Atlântica, e dar continuidade ao estudo longitudinal sobre uso espontâneo de ferramentas e estrutura social de um grupo em semi-liberdade, abordando a ontogênese do comportamento e de relações sociais e iniciando uma fase experimental sobre difusão de inovações comportamentais na quebra de frutos encapsulados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)