Busca avançada
Ano de início
Entree

Estigma e discriminação relacionados ao HIV/AIDS: impactos da epidemia em crianças e jovens na cidade de São Paulo

Processo: 03/10883-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2005 - 31 de julho de 2007
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Ivan França Junior
Beneficiário:Ivan França Junior
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):06/50553-2 - Estigma e discriminação relacionados ao HIV/AIDS: impactos da epidemia em crianças e jovens na Cidade de São Paulo, BP.TT
05/59566-7 - Estigma e discriminação relacionados ao HIV/AIDS: impactos da epidemia em crianças e jovens na Cidade de São Paulo, BP.TT
05/54601-9 - Estigma e discriminação relacionados ao HIV/AIDS: impactos da epidemia em crianças e jovens na Cidade de São Paulo, BP.TT
Assunto(s):Direitos humanos  Discriminação social  Orfãos  AIDS 

Resumo

Desde 80, 1 em 2 pessoas com AIDS faleceu, deixando órfãos. Em Porto Alegre (RS), 100 óbitos deixaram 87,8 órfãos. Estes - em especial os portadores - defrontam-se com o estigma e discriminação. Analisar-se-á como o estigma e a discriminação aumentam a vulnerabilidade individual/programática, obstruindo o acesso à saúde, educação, convivência familiar, lazer e ao gozo de outros direitos. Para tanto, serão combinadas abordagens qualitativas (entrevistas e grupo focal) e quantitativas (estudo transversal). Na 1ª fase, serão mapeadas as cenas de estigma e discriminação com entrevistas de profissionais de saúde/educação, ativistas ONG, cuidadores e jovens. Na 2ª fase, serão quantificados o estigma e a discriminação entre os afetados, por inquérito, em 2021 domicílios de falecidos. Analisar-se-ão as condições sociodemográficas, de saúde e nutrição de crianças e jovens afetados. Pós-fase domiciliar, cuidadores e jovens participarão de entrevistas/grupos focais para discutir especificidades e significados da estigmatização entre os afetados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRUNA BRONHARA; IVAN FRANCA-JUNIOR; WOLNEY LISBOA CONDE. Orfandade por aids ou por homicídio apresenta efeitos sobre o estado nutricional das crianças?. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 15, n. 3, p. -, Set. 2012.
CLÁUDIA RENATA DOS SANTOS BARROS; ELIANA MIURA ZUCCHI; IVAN FRANÇA JUNIOR. Nível de atividade física de crianças e adolescentes órfãos por aids. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 13, n. 3, p. 446-456, Set. 2010.
BRUNA BRONHARA; WOLNEY LISBOA CONDE; DANIELE CARLI LICIARDI; IVAN FRANÇA-JUNIOR. Vinculação determinística de Bancos de Dados sobre mortalidade por Aids. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 11, n. 4, p. 709-713, Dez. 2008.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.