Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização da expressão de um gene putativo de hexamerina de abelhas Apis mellifera durante a metamorfose e reprodução. regulação e sequenciamento

Processo: 03/11989-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2004 - 30 de abril de 2006
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Marcia Maria Gentile Bitondi
Beneficiário:Marcia Maria Gentile Bitondi
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Diferenciação de castas  Vitelogeninas  Hexamerinas  Interferência de RNA  Apis mellifica 

Resumo

As hexamerinas dos insetos são lipoglicoproteínas formadas por 6 subunidades idênticas ou semelhantes. Denominam-se proteínas de estocagem devido à intensa atividade de biossíntese/secreção pelo corpo gorduroso que resulta em acúmulo na hemolinfa durante os estágios larvais que precedem a metamorfose. Após este evento são utilizadas como fonte de aminoácidos pelas pupas, que não se alimentam. Sua função nos insetos adultos ainda é especulativa. O presente projeto propõe a utilização de abelhas Apis mellifera como inseto social-modelo para buscar informações sobre (1) a influência da dieta alimentar e de hormônios morfogenéticos na regulação da expressão de um gene da hexamerina, (2) o controle casta e sexo-específico da transcrição deste gene, e (3) a mobilização desta proteína para a síntese de vitelogenina. A abordagem proposta deve contribuir com informações importantes e atuais para aprofundar o conhecimento dos processos mais intrigantes do desenvolvimento dos insetos sociais, ou seja, metamorfose, diferenciação de castas e reprodução. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BITONDI, MÁRCIA M. G.; NASCIMENTO, ADRIANA M.; CUNHA, ADRIANA D.; GUIDUGLI, KARINA R.; NUNES, FRANCIS M. F.; SIMÕES, ZILÁ L. P. Characterization and expression of the hex 110 gene encoding a glutamine-rich hexamerin in the honey bee, Apis mellifera. Archives of Insect Biochemistry and Physiology, v. 63, n. 2, p. 57-72, Oct. 2006.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.