Busca avançada
Ano de início
Entree

Nebulosas fotoionizadas, estrelas e evolução química de galáxias

Processo: 06/59453-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Temático
Vigência: 01 de julho de 2007 - 30 de junho de 2011
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astrofísica do Meio Interestelar
Pesquisador responsável:Walter Junqueira Maciel
Beneficiário:Walter Junqueira Maciel
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores principais:Roberto Dell'Aglio Dias da Costa
Bolsa(s) vinculada(s):09/07477-1 - Sondagem das atmosferas e ambientes circunstelares de estrelas Be e de estrelas evoluídas através da interferometria e polarimetria, BP.PD
09/01346-2 - Modelagem de nebulosas planetárias com morfologia bipolar, BP.MS
07/07704-2 - Populações e evolução do bojo e região central da galáxia, BP.DR
Assunto(s):Astrofísica estelar  Abundâncias (astronomia)  Galáxias  Estrelas  Estrelas simbióticas  Meio interestelar  Gás interestelar  Poeira interestelar  Regiões HII (astronomia) 

Resumo

Neste projeto pretende-se continuar o estudo da evolução química de sistemas como a galáxia, as nuvens de Magalhães e galáxias próximas, usando basicamente nebulosas fotoionizadas, compreendendo as nebulosas planetárias e regiões HII, e estrelas. Os principais subprojetos incluem: determinação da composição química de nebulosas planetárias galácticas, incluindo objetos da vizinhança solar, disco e bojo galácticos, das nuvens de Magalhães e de outras galáxias do grupo local; estudo da composição química e temperaturas de regiões HII da galáxia e de objetos do grupo local, usando dados de linhas de recombinação em rádio e do espectro óptico; análise dos gradientes de abundâncias na galáxia e outras galáxias, a partir de nebulosas planetárias, regiões HII, estrelas jovens e outros objetos; determinação da função de luminosidade das nebulosas planetárias da galáxia, incluindo objetos do disco e do bojo galácticos, e comparação com resultados para galáxias do grupo local; estudo de estrelas simbióticas, em particular com relação à sua composição química e aos processos físicos associados com a emissão em raios x; estudo das estrelas centrais de nebulosas planetárias, particularmente envol¬vendo suas massas e a relação entre as propriedades dos ventos estelares observados nesses objetos e sua metalicidade; estudo da relação idade-metalicidade e sua relação com a e cinemática da galáxia; determinação das distribuições de metalicidade e formação estelar na galáxia e sua variação temporal e a procura de uma relação entre as abundâncias de oxigênio e ferro ao longo do disco; estudo da evolução química de bojos galácticos, com a construção de modelos que possam se ajustar aos dados obtidos para estrelas e nebulosas planetárias; estudo da formação e evolução de aglomerados abertos na galáxia, e análise de suas propriedades cinemáticas. Análise de um possível auto-enriquecimento em aglomerados e associações da galáxia; estudo da evolução de estrelas AGB e nebulosas planetárias no infravermelho, em particular utilizando os levantamentos MSX e 2MASS. Também a realização de um levantamento espectroscópico de estrelas quentes a partir de dados já obtidos no LNA; estudo da cinemática, dinâmica e evolução química da galáxia, por meio de correlações entre a curva de rotação de nebulosas planetárias e de regiões HII, e também de sua distribuição espacial na galáxia. Para a realização deste projeto, estão sendo solicitados equipamentos de informática, diárias para missões observacionais no País, viagens e diárias no País para discussão de pesquisa dos membros relacionados na equipe. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Pesquisa mostra evolução química das galáxias  
Nebulosas precoces 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARCON-UCHIDA, M. M.; MATTEUCCI, F.; COSTA, R. D. D. Chemical evolution models for spiral disks: the Milky Way, M31, and M33. Astronomy & Astrophysics, v. 520, SEP-OCT 2010. Citações Web of Science: 32.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.