Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise da influencia dos metodos de compressao e injecao e diferentes ciclos de polimerizacao nas propriedades mecanicas e adaptacao de duas marcas de resina acrilica termopolimerizavel.

Processo: 03/12422-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2004 - 30 de junho de 2006
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Cláudia Helena Lovato da Silva
Beneficiário:Cláudia Helena Lovato da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Injeção  Resinas acrílicas  Propriedades  Polimerização 

Resumo

As próteses removíveis têm como finalidade a reabilitação funcional e estética do paciente desdentado. No entanto, sua confecção sofre a influência de erros intrínsecos e extrínsecos. Grande parte desses erros podem ser controlados com a aplicação de alguns cuidados clínicos e técnica laboratorial acurada. Uma deficiência inerente está associada ao uso do polimetilmetacrilato como material de base da prótese. A alteração dimensional do material durante o processamento é uma das maiores causas de erro, além de apresentar falhas quanto às características de dureza, resistência à flexão e força de impacto. Embora muitas alternativas têm sido estudadas para melhorar a resistência e adaptação das bases protéticas sobre o suporte mucoso, estas características ainda permanecem aquém da expectativa. Com o intuito de obter melhores condições de adaptação sem prejuízo das características físicas da resina acrílica termopolimerizável, este trabalho tem como objetivo analisar o método de prensagem convencional e o método de injeção de resina acrílica termopolimerizável empregando diferentes ciclos de polimerização (ciclo longo e ciclo curto) e duas marcas comerciais de resina acrílica, quanto a adaptação, rugosidade superficial, dureza (Vickers), resistência à flexão máxima, porosidade e tração por compressão diametral. (AU)