Busca avançada
Ano de início
Entree

Intensificação nos sistemas de larvicultura e engorda do camarão de água doce Macrobrachium amazonicum (Heller, 1862)

Processo: 03/12570-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2004 - 31 de julho de 2006
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Aquicultura
Pesquisador responsável:Wagner Cotroni Valenti
Beneficiário:Wagner Cotroni Valenti
Instituição-sede: Centro de Aquicultura (CAUNESP). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Camarão  Engorda  Sustentabilidade  Qualidade da água 

Resumo

Este trabalho tem como objetivo estudar o processo de intensificação do cultivo Macrobrachium amazonicum, nas fases de larvicultura e engorda. Serão realizados três subprojetos. No subprojeto I, serão estudados os efeitos da densidade de larvas (80, 100, 120 e 140 zoéas/L) sobre o desenvolvimento larval, a duração do ciclo de produção, a produtividade de pós-larvas, o índice de bem estar das larvas e as principais variáveis de qualidade da água. Será desenvolvido em 12 tanques cilíndrico-cônicos (120L), providos de bio-filtros individuais. O delineamento experimental será em blocos casualizados com quatro tratamentos e três repetições. O subprojeto II visa estabelecer o nível de intensificação mais adequado para a engorda de M. amazonicum, considerando a sustentabilidade ambiental e econômica. Será analisado o efeito da densidade de camarões (10, 20, 40, e 80 indivíduos/m2) sobre a estrutura populacional, bem como, sobre o ganho de peso, sobrevivência, produção, qualidade da água dos viveiros, qualidade de efluentes e viabilidade econômica; o subprojeto III envolve a análise do efeito do gradeamento e despescas seletivas sobre os parâmetros listados acima para o subprojeto II. Estas são técnicas que aumentam a produtividade. Os experimentos dos subprojetos II e III serão conduzidos em doze viveiros de fundo natural, com 0,01 ha e profundidade média de 1 m. O delineamento experimental será inteiramente casualizado com quatro tratamentos e três repetições. Em amostras mensais e ao final de cada experimento, serão determinados o sexo, comprimento médio e peso médio dos camarões, os morfotipos dos machos e estádio reprodutivo das fêmeas. Com base nesses dados, serão determinados a proporção sexual, a freqüência de fêmeas em reprodução, a idade em que diferenciam-se os morfotipos e a freqüência de cada morfotipo na população de cada tratamento. Amostras da água dos viveiros e dos efluentes serão coletadas para a determinação das principais variáveis. Após a despesca, será determinado o ganho de peso, sobrevivência e produção e será realizada uma análise da viabilidade econômica considerando os gastos e a produção obtidos em cada tratamento. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MORAES-RIODADES‚ PMC; KIMPARA‚ JM; VALENTI‚ WC. Effect of the Amazon River prawn Macrobrachium amazonicum culture intensification on ponds hydrobiology. Acta Limnologica Brasiliensia, v. 18, n. 4, p. 311-319, 2006.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.