Busca avançada
Ano de início
Entree

Diagnóstico do processo de formação esportiva na ginástica olímpica do Brasil

Processo: 03/12725-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2004 - 30 de abril de 2006
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Myrian Nunomura
Beneficiário:Myrian Nunomura
Instituição-sede: Escola de Educação Física e Esporte (EEFE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ginástica artística  Esportes  Jovens  Crianças 

Resumo

O Esporte é um fenômeno cada vez mais presente na sociedade contemporânea, em suas diversas formas de expressão. A demanda e a oferta de programas esportivos vem crescendo vertiginosamente em vários segmentos. A Ginástica Olímpica, em especial, tem recebido destaque na mídia devido às conquistas internacionais de alguns de nossos ginastas, cuja repercussão é o aumento de praças esportivas que desenvolvem esta prática, principalmente para crianças e jovens. Acredita-se que para atingir o alto nível no Esporte e, em especial, na, Ginástica Olímpica, o envolvimento deva começar o mais cedo possível. Assim, constatamos que crianças muito jovens são submetidas a um treinamento rígido e intensivo, semelhante ao dos adultos. O Esporte é benéfico, mas também pode trazer conseqüências negativas caso não haja qualidade na instrução, como ausência de base filosófica, de fundamentação teórica e pedagógica consistentes e de postura ética, em todos os níveis de prática. Estudos têm comprovado a carência de profissionais qualificados para atuar na modalidade os quais, muitas vezes, reproduzem a experiência que vivenciaram quando atletas, sem estarem certos de que o processo foi coerente. Há considerações sobre o processo de formação na modalidade pois esta tem sido alvo de críticas constantes, sobretudo, em relação aos efeitos prejudiciais da especialização precoce em detrimento da formação das crianças e dos jovens, pois é um período sensível no qual o desenvolvimento e o prazer não podem ser sufocados pelo desejo de vitórias, de interesses políticos, entre outras argumentações infundadas. E que o significado do Esporte na formação das crianças e dos jovens não pode ser pautado somente nos resultados das competições, mas nos valores, conceitos, atitudes, benefícios à saúde e bem-estar advindos da participação neste processo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MYRIAN NUNOMURA; MAURICIO SANTOS OLIVEIRA. A participação dos pais na carreira das atletas femininas de ginástica artística: a perspectiva dos técnicos. Revista Paulista de Educação Física, n. ahead, p. 00-00, Abr. 2014.
MYRIAN NUNOMURA; MAURICIO SANTOS OLIVEIRA. A participação dos pais na carreira das atletas femininas de ginástica artística: a perspectiva dos técnicos. Revista Paulista de Educação Física, v. 28, n. 1, p. 125-134, Abr. 2014.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.