Busca avançada
Ano de início
Entree

Influencia da presenca de fases frageis e da temperatura nas propriedades de propagacao de trinca por fadiga do aco inoxidavel duplex uns s31803.

Processo: 03/13089-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2004 - 31 de outubro de 2005
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica
Pesquisador responsável:Itamar Ferreira
Beneficiário:Itamar Ferreira
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Fadiga  Microestruturas 

Resumo

Os aços inoxidáveis duplex constituem-se microestruturalmente de duas fases, normalmente a ferrita e a austenita, com frações volumétricas aproximadamente iguais. Por suas características de excepcional combinação de propriedades mecânicas e excelente resistência à corrosão sob condições criticas de trabalho, esses materiais tornam-se uma alternativa disponível aos aços inoxidáveis austeniticos, o que lhes confere um vasto campo de aplicações. No entanto, apesar de sua versatilidade, esses aços são menos apropriados que os austeniticos para aplicações acima de 250°C ou abaixo de -50°C, devido à precipitação de fases frágeis e à fragilidade associada à fase ferrita, respectivamente. Em vista dessas limitações, o presente trabalho pretende estudar a influência da microestrutura [quantidades crescentes de fases frágeis obtidas por tratamentos térmicos (850 °C nos tempos de 30, 45, 60, 75 e 125 minutos)], na taxa de propagação de trinca por fadiga e micromecanismo de fratura do aço inoxidável duplex UNS S31803. (AU)