Busca avançada
Ano de início
Entree

Expressão de INSR e IGF-1R em glândulas salivares de camundongos espontaneamente diabéticos após tratamento glicêmico prolongado

Processo: 03/13377-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2004 - 30 de junho de 2006
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Anatomia
Pesquisador responsável:Valéria Helena Alves Cagnon Quitete
Beneficiário:Valéria Helena Alves Cagnon Quitete
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, SP, Brasil
Assunto(s):Diabetes mellitus  Imuno-histoquímica  Ultraestrutura  Glândulas salivares 

Resumo

O diabetes mellitus compromete as glândulas salivares, alterando a morfologia e os mecanismos de salivação, os quais são fundamentais para a saúde bucal. Assim, o objetivo do presente estudo é analisar os efeitos do controle glicêmico prolongado em animais diabéticos espontâneos sobre as organelas celulares responsáveis pelo processo secretor, além da expressão dos receptores de insulina e dos receptores dos fatores de crescimento homólogos a insulina, correlacionando a processos de remodelação tecidual. Para tal serão utilizados 54 camundongos fêmeas distribuídos em três grupos. Um grupo diabético receberá diariamente 0,20 ml / 100 g de insulina, enquanto os camundongos dos grupos controles receberão a mesma dose de solução fisiológica para simular as condições experimentais do tratamento insulínico. Todos os animais serão submetidos diariamente ao exame glicêmico utilizando fitas reagentes. Após o período experimental amostras das glândulas salivares serão analisadas para microscopias de luz, eletrônicas de transmissão, varredura e imunohistoquímica para IGF-1R e INSR. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CALDEIRA, EDUARDO JOSE; ALVES CAGNON, VALERIA HELENA. IGF-I and INS receptor expression in the salivary glands of diabetic Nod mice submitted to long-term insulin treatment. Cell Biology International, v. 32, n. 1, p. 16-21, JAN 2008. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.