Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo dos efeitos de toxinas isoladas do veneno do escorpiao tityus bahiensis sobre liberacao de glutamato e concentracao de calcio intracelular em hipocampo de ratos.

Processo: 03/13502-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2004 - 31 de dezembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biologia Geral
Pesquisador responsável:Valquiria Abrão Coronado Dorce
Beneficiário:Valquiria Abrão Coronado Dorce
Instituição-sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Canais de cálcio  Neurotransmissores  Neurotoxinas 

Resumo

Canais de sódio são componentes chaves na neurotransmissão, pois são responsáveis pela propagação do impulso nervoso ao longo dos neurônios fazendo com que a despolarização alcance o terminal nervoso. Com a chegada do impulso nervoso ao terminal do nervo, a despolarização promovida pela entrada de sódio ativa os canais de cálcio, que se abrem e deflagram a exocitose das vesículas sinápticas, liberando neurotransmissores. Toxinas e drogas ativas sobre canais fônicos podem ser utilizadas no estudo do mecanismo fisiológico e\ou patológico das sinapses. Dos escorpiões do gênero Tityus somente o Tityus serrulatus foi extensamente estudado. A falta de dados na literatura sobre os efeitos toxinológicos do veneno do escorpião Tityus bahiensis se deve, principalmente, à falta de veneno disponível para pesquisa, que é conseqüência da própria biologia do animal. Após um "screening" inicial temos como objetivo a elucidação do mecanismo de ação das toxinas que constituem cada uma das frações anteriormente estudadas na tentativa de encontrarmos ferramentas para o estudo da (...) (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OSSANAI, LUCIENE TOSHIETAKEISHI; LOURENCO, GEANE ANTIQUES; NENCIONI, ANA LEONOR A.; LEBRUN, IVO; YAMANOUYE, NORMA; CORONADO DORCE, VALQUIRIA ABRAO. Effects of a toxin isolated from Tityus bahiensis scorpion venom on the hippocampus of rats. Life Sciences, v. 91, n. 7-8, p. 230-236, SEP 17 2012. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.