Busca avançada
Ano de início
Entree

Enxertia em pimentão no controle de nematóides (Meloidogyne incognita)

Processo: 03/13666-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2004 - 31 de maio de 2006
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Leila Trevisan Braz
Beneficiário:Leila Trevisan Braz
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Controle de pragas  Fitossanidade  Nematoides parasitos de plantas 

Resumo

O presente trabalho terá por objetivos avaliar genótipos de pimenta e de pimentão quanto à resistência a M. incógnita e confirmar a resistência dos genótipos promissores em teste complementares; avaliar o comportamento de genótipos de pimenta e de pimentão resistentes a M. incógnita como porta-enxerto para cultivares comerciais de pimentão susceptíveis ao nematóide, na fase de muda; e, avaliar o nível de compatibilidade, em estufa, considerando a qualidade dos frutos e a produção comercial de pimentão enxertado sobre porta-enxerto resistente a M. incógnita. Para a resistência a M. incógnita, serão avaliados 40 acessos de pimenta e 10 cultivares de pimentão e uma testemunha (tomateiro), quanto o número de galhas por sistema radical e o fator de reprodução (FR). Os genótipos que se apresentarem resistentes, serão reavaliados. Em seqüência, os genótipos comprovadamente resistentes, serão utilizados como porta-enxerto em 3 híbridos comerciais de pimentão sendo avaliado o comportamento desenvolvimento e produtividade das plantas enxertadas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CRISTINA DUDA DE OLIVEIRA; LEILA T BRAZ; JAIME M DOS SANTOS; DAVID ARIOVALDO BANZATTO; PAULO ROBERTO DE OLIVEIRA. Resistência de pimentas a nematóides de galha e compatibilidade enxerto/porta-enxerto entre híbridos de pimentão e pimentas. Horticultura Brasileira, v. 27, n. 4, p. 520-526, Dez. 2009.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.