Busca avançada
Ano de início
Entree

Produtividade da cultura da cebola e qualidade de bulbos em função da densidade de plantas e da fertilização nitrogenada e potássica

Processo: 03/13794-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2004 - 31 de março de 2006
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Arthur Bernardes Cecílio Filho
Beneficiário:Arthur Bernardes Cecílio Filho
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Produção vegetal  Cebola  Bulbos (plantas)  Fertilizantes nitrogenados  Fertilizantes potássicos 

Resumo

O experimento será conduzido no município de Batatais/SP. Serão utilizados os híbridos Superei e Optima. O delineamento experimental utilizado será o de blocos ao acaso, em esquema fatorial 4x4x4, com 4 repetições. Os fatores, a densidade de plantas (70,90,110,130 plantas/m2), distribuídas em cinco linhas de plantio por canteiro e doses de nitrogênio (0,60,120 e 180 kg/ha de N) e doses de potássio (0,80,160 e 240 kg/ha de K2O). As doses de N e K serão parceladas aos 15, 30 e 50 dias após a emergência das plântulas. Aos 30,50,70 e 90 dias após a semeadura, serão avaliados o desenvolvimento das plantas (altura de plantas, diâmetro e comprimento do pseudocaule, diâmetro do bulbo e número de folhas) e marcha de absorção de nutrientes. Na colheita serão avaliadas as características de diâmetro e altura de bulbos, classificação de bulbos, sólidos solúveis totais e pungência de bulbos, peso médio e produtividade. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ARTHUR BERNARDES CECÍLIO FILHO; ANDRÉ MAY; DIEGO RQ PORTO; JOSÉ CARLOS BARBOSA. Crescimento da cebola em função de doses de nitrogênio, potássio e da população de plantas em semeadura direta. Horticultura Brasileira, v. 27, n. 1, p. 49-54, Mar. 2009.
DIEGO RESENDE DE QUEIRÓS PÔRTO; ARTHUR BERNARDES CECÍLIO FILHO; ANDRÉ MAY; PABLO FORLAN VARGAS. Acúmulo de macronutrientes pela cultivar de cebola "Superex" estabelecida por semeadura direta. Ciência Rural, v. 37, n. 4, p. 949-955, Ago. 2007.
DIEGO R DE Q PÔRTO; ARTHUR BERNARDES CECÍLIO FILHO; ANDRÉ MAY; JOSÉ CARLOS BARBOSA. Acúmulo de macronutrientes pela cebola 'Optima' estabelecida por semeadura direta. Horticultura Brasileira, v. 24, n. 4, p. 470-475, Dez. 2006.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.