Busca avançada
Ano de início
Entree

Polimorfismo de genes relacionados ao sistema dopaminérgico de pacientes adultos com diagnóstico de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)

Processo: 03/13779-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2004 - 31 de maio de 2006
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Psiquiatria
Pesquisador responsável:Homero Pinto Vallada Filho
Beneficiário:Homero Pinto Vallada Filho
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Genética molecular 

Resumo

Será realizado um estudo genético dos pacientes adultos, atendidos no Projeto de Déficit de Atenção e Hiperatividade (PRODATH) do IPq-HC FMUSP com diagnóstico de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (conforme critérios do DSM-IV e critérios de Utah). Trata-se de um estudo de associação genética e estudo de trios (pacientes e seus pais) que busca avaliar o polimorfismo de genes relacionados ao sistema dopaminérgico (gene do transportador de dopamina e genes dos receptores da dopamina subtipos DRD2 e DRD4) e sistema noradrenérgico (receptor alfa 2 adrenérgico-ADRA2A, receptor alfa 2C ADRA2C e gene dopamina beta hidroxilase). Amostra será de 200 trios (probandos e seus pais) que doarão de 5 a 10ml de sangue para extração de DNA com subseqüente caracterização molecular. Todos os indivíduos deverão assinar consentimento informado. Hipotetiza-se que esses genes são fatores de risco para o transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.