Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do efeito do stress no desempenho cognitivo e funcional de idosos com Doença de Alzheimer e comprometimento cognitivo leve

Processo: 03/14041-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2004 - 31 de outubro de 2007
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem
Pesquisador responsável:Eliane Corrêa Chaves
Beneficiário:Eliane Corrêa Chaves
Instituição-sede: Escola de Enfermagem (EE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cognição  Envelhecimento cognitivo  Doenças neurodegenerativas  Comprometimento cognitivo leve  Doença de Alzheimer  Hidrocortisona  Idosos 

Resumo

As alterações patológicas de origem cognitiva, decorrentes do processo de envelhecimento, têm ocupado, atualmente, importante magnitude no cenário das doenças crônico-degenerativas, constituindo-se fatores estressares, considerando o impacto que as mesmas podem causar nas dimensões biopsicossociais da vida dos idosos. Assim, este estudo tem o objetivo de verificar a relação entre o estresse e o desempenho cognitivo e funcional de idosos acometidos por comprometimento cognitivo leve e doença de Alzheimer de intensidade leve. Dessa forma, o desempenho cognitivo e funcional será avaliado através do Mini-Exame do Estado Mental (MEEM) e Escala de Atividade de Vida Diária de Lawton e Brody, respectivamente, assim como, a intensidade do estresse será avaliada a partir da dosagem dos níveis de cortisol salivar. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOUZA-TALARICO, JULIANA NERY; WAN, NATHALIE; SANTOS, SHEILA; ARAUJO FIALHO, PATRICIA PAES; CHAVES, ELIANE CORREA; CARAMELLI, PAULO; BIANCHI, ESTELA FERRAZ; SANTOS, ALINE TALITA; LUPIEN, SONIA J. Cross-country discrepancies on public understanding of stress concepts: evidence for stress-management psychoeducational programs. BMC Psychiatry, v. 16, JUN 3 2016. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.