Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência dos polimorfismos nos genes TC2, RFC1 e GCP2 no metabolismo da homocisteína e nas reações de metilação em gestantes e em seus recém-nascidos

Resumo

Tanto a cobalamina (Cbl) quanto o folato são elementos vitais para a divisão celular. A deficiência de Cbl está frequentemente acompanhada por desordens neurológicas ou psíquicas, que podem preceder o aparecimento da anemia. Estudos recentes realizados por nossa equipe mostraram que gestantes com valores séricos reduzidos de cobalamina geraram recém-nascidos com menores valores desta vitamina quando comparados aos demais. Os valores da homocisteina total (HCY) dos recém-nascidos (filhos de parturientes com menores valores de Cbl) foram significativamente maiores do que os valores encontrados nos demais recém-nascidos. Além disso, observamos que os valores do S-adenosilhomocisteina (SAH) estão elevados e os valores de S-adenosilmetionina (SAM) e metionina estão diminuídos em gestantes com baixos valores de cobalamina. O objetivo deste estudo é avaliar a influência dos polimorfismos nos genes: TC2 (polimorfismos C776G, A67G e A701G), RFC1 (A80G) e GCP2 (C1561T) no metabolismo da HCY e nas reações de metilação em gestantes e em seus filhos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LOPREATO, FERNANDA R.; STABLER, SALLY P.; CARVALHO, FELIPE R.; HIRATA, ROSARIO D. C.; HIRATA, MARIO H.; ROBI, DBORA L.; SARNPAIO-NETO, LUIZ F.; ALLEN, ROBERT H.; GUERRA-SHINOHARA, ELVIRA M. Relationships between gene polymorphisms of folate-related proteins and vitamins and metabolites in pregnant women and neonates. Clinica Chimica Acta, v. 398, n. 1-2, p. 134-139, DEC 2008. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.