Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinacao eletroanalitica de pesticidas em alimentos por metodos diretos (ultramicroeletrodos) e indiretos (biossensores).

Processo: 04/00839-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2004 - 31 de dezembro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Sergio Antonio Spinola Machado
Beneficiário:Sergio Antonio Spinola Machado
Instituição-sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Técnicas biossensoriais  Enzimas  Diclorvós 

Resumo

Neste projeto se propõe desenvolver metodologias eletroanalíticas para a determinação dos pesticidas da classe dos organofosforados e dos carbamatos em alimentos. Esta determinação será feita com a utilização de duas metodologias distintas, na primeira ultramicroeletrodos de Pt, Au ou Hg, serão utilizados, com o auxílio da técnica de voltametria de onda quadrada, para a determinação dos pesticidas em amostras contaminadas de alimentos (leite, chá, alimentos infantis e outros). Neste caso, estabelecer-se-á metodologias de extração e pré-concentração para se determinar a recuperação dos pesticidas inicialmente adicionados. Para isto, a influência da matriz nas curvas de trabalho em água purificada, com o pH otimizado, será determinada pela adição de amostras determinadas destas matrizes no eletrólito puro e a determinação da sua influência nas curvas analíticas, principalmente na determinação de limites de detecção e quantificação. Por outro lado, biossensores fabricados com eletrodos de pasta de carbono modificados com a enzima acetil-colinoesterase (ou butiril-colinoesterase) serão empregados para a determinação dos pesticidas diretamente nas matrizes de alimentos, sem qualquer etapa de purificação prévia. Uma comparação de custo/beneficio será feita entre as duas metodologias, visando se determinar o método mais indicado para as análises em questão. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (5)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANDRESSA GALLI; DJENAINE DE SOUZA; GUSTAVO S. GARBELLINI; CLÁUDIA F. B. COUTINHO; LUIZ H. MAZO; LUIS A. AVACA; SERGIO A. S. MACHADO. Utilização de técnicas eletroanalíticas na determinação de pesticidas em alimentos. Química Nova, v. 29, n. 1, p. 105-112, Fev. 2006.
DE SOUZA‚ D.; DE TOLEDO‚ R.A.; SUFFREDINI‚ H.B.; MAZO‚ L.H.; MACHADO‚ S.A.S. Characterization and Use of Copper Solid Amalgam Electrode for Electroanalytical Determination of Triazines-Based Herbicides. Electroanalysis, v. 18, n. 6, p. 605-612, 2006.
DE SOUZA‚ D.; DE TOLEDO‚ R.A.; MAZO‚ L.H.; MACHADO‚ S.A.S. Utilization of a copper solid amalgam electrode for the analytical determination of atrazine. Electroanalysis, v. 17, n. 22, p. 2090-2094, 2005.
SOUZA, D. DE; MACHADO, S. A. S. Electrochemical detection of the herbicide paraquat in natural water and citric fruit juices using microelectrodes. Analytica Chimica Acta, v. 546, n. 1, p. 85-91, ago. 2005.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.