Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da influência de fatores atmosféricos e geográficos sobre os níveis de radiação ultravioleta em regiões de alta densidade populacional do Estado de São Paulo

Resumo

Este projeto de pesquisa visa a melhoria dos conhecimentos sobre fenômenos atmosféricos e geográficos inerentes às estimativas de radiação ultravioleta (R-UV) em superfície. No entanto, os estudos envolvendo R-UV não devem se resumir somente aos objetivos científicos, mas também devem fornecer parâmetros à sustentação de políticas públicas e sociais para conscientização da população sobre os efeitos nocivos do excesso de exposição ao sol. Diante dessa gama de motivações, este projeto propõe um conjunto de estudos sobre R-UV a serem realizados no Estado de São Paulo, uma vez que a região apresenta pontos importantes em relação ao tema. Do ponto de vista de saúde pública a região abriga cerca de 25% da população brasileira e detém o maior número de diagnósticos de câncer de pele do País, e do ponto de vista científico possui regiões de interesse relevante devido às suas diferenças geográficas e atmosféricas, como uma das maiores aglomerações urbanas do mundo, a cidade de São Paulo, e estâncias turísticas litorâneas e montanhosas. Devido a essa heterogeneidade geográfica a realização deste projeto, que inclui a aquisição de sensores para medidas de fluxos globais de R-UV, tem o objetivo de realizar estudos teórico-experimentais relacionados à influência da: a) presença de aerossóis; b) altitude da superfície; c) reflexão do solo; d) cobertura de nuvens; e, ainda, aproveitando a realização de medidas sistemáticas, propõe-se o monitoramento dos níveis de R-UV em grandes centros urbanos e turísticos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CORREA, MARCELO DE PAULA; CEBALLOS, JUAN CARLOS. Solar Ultraviolet Radiation Measurements in One of the Most Populous Cities of the World: Aspects Related to Skin Cancer Cases and Vitamin D Availability. Photochemistry and Photobiology, v. 86, n. 2, p. 438-444, MAR-APR 2010. Citações Web of Science: 14.
MARCELO DE PAULA CORREA; JUAN CARLOS CEBALLOS. Uvb surface albedo measurements using biometers. Revista Brasileira de Geofísica, v. 26, n. 4, p. -, Dez. 2008.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.