Busca avançada
Ano de início
Entree

Biotecnologia pesqueira aplicada à avaliação genética populacional dos estoques do polvo comum (Octopus cf. vulgaris) do litoral brasileiro pelo uso de marcadores microssatélites para seu manejo sustentado

Processo: 04/02631-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2004 - 31 de dezembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Recursos Pesqueiros Marinhos
Pesquisador responsável:Alexandre Wagner Silva Hilsdorf
Beneficiário:Alexandre Wagner Silva Hilsdorf
Instituição-sede: Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão. Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Mogi das Cruzes , SP, Brasil
Assunto(s):Cefalópodes  Recursos pesqueiros  Polvo 

Resumo

Estimativas recentes feitas pela ONU indicam que o suprimento de produtos oriundos do mar deveria aumentar sete vezes até o ano 2020 para suprir a demanda mundial. As projeções da produção de pesca mundial para 2010 indicam uma variação entre 107 e 144 milhões de toneladas, destas estarão disponíveis para o consumo humano cerca 100 milhões de toneladas. A importância dos recursos vivos do mar advém não apenas de sua explotação com a finalidade de produção de alimentos, sob enfoque de recursos pesqueiros, mas também de sua biodiversidade, enquanto patrimônio genético, e como fonte potencial para utilização na biotecnologia. O crescimento do interesse sobre os cefalópodes no mundo é devido, em grande parte, à extensão das capturas das potências pesqueiras para além de seus mares territoriais, face ao aumento da demanda interna e à redução de suas capturas domésticas. O presente projeto objetiva avaliar a estrutura genético-populacional da espécie de polvo Octopus cf vulgaris e testar a hipótese da presença da uma espécie críptica do gênero na costa brasileira. A metodologia a ser empregada para alcançar os objetivos propostos será o uso de marcadores microssatélites, cujas seqüências e primers estão devidamente descritos na literatura. Também serão empregadas comparações de seqüências de trechos do DNA mitocondrial para se verificar as relações filogenéticas entre espécies do gênero Octopus, bem como, entre algumas populações atualmente consideradas como pertencente à espécie O. cf. vulgaris. Os resultados gerados poderão ser utilizados juntamente com estudos de dinâmica de populações para servir de base em um programa de manejo sustentado da espécie. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o auxílio::
Híbrido robusto 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MOREIRA, ANGELA APARECIDA; COMES TOMAS, ACACIO RIBEIRO; SILVA HILSDORF, ALEXANDRE WAGNER. Evidence for genetic differentiation of Octopus vulgaris (Mollusca, Cephalopoda) fishery populations from the southern coast of Brazil as revealed by microsatellites. Journal of Experimental Marine Biology and Ecology, v. 407, n. 1, p. 34-40, OCT 15 2011. Citações Web of Science: 15.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.