Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência do Valo Grande nas condições hidrográficas e na comunidade planctônica da região Norte do Sistema Estuarino-Lagunar de Cananeia-Iguape

Processo: 04/02992-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2004 - 30 de abril de 2007
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Biológica
Pesquisador responsável:Sônia Maria Flores Gianesella
Beneficiário:Sônia Maria Flores Gianesella
Instituição-sede: Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Hidrologia  Plâncton marinho  Bactérias  Estuários 

Resumo

O Sistema Estuarino-Lagunar de Cananeia-Iguape, localizado a 25°S no estado de São Paulo, é um ecossistema altamente complexo apresentando duas conexões principais com o oceano, ao sul - Barra de Cananeia - e ao norte - Barra de Icapara -, sendo que nesta última localiza-se o maior aporte de água doce do sistema, o canal artificial do Valo Grande. Os aportes de água doce provenientes deste canal influenciam significativamente a dinâmica da região e transportam materiais que interferem no metabolismo e processos físicos do sistema (material em suspensão - assoreamento; metais pesados - bioacumulação). Apesar da problemática que representa, existem poucos estudos na região norte. No presente estudo pretende-se quantificar os aportes derivados do Valo Grande para o interior do sistema, determinando a influência quanto aos nutrientes, material em suspensão, comunidade fitoplanctônica e bacterioplanctônica, produtividade primária e secundária, partículas exopoliméricas transparentes, metais pesados. Assim como quantificar o transporte de propriedades entre o sistema e o oceano adjacente. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARRERA-ALBA, J. J.; GIANESELLA, S. M. F.; SALDANHA-CORREA, F. M. P.; MOSER, G. A. O. Influence of an Artificial Channel in a Well-Preserved Sub-Tropical Estuary. Journal of Coastal Research, n. 50, p. 1137-1141, 2007. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.