Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da eficácia de um biomaterial e conhecidos agentes dessensibilizantes no tratamento da hipersensibilidade dentinária: estudo in vitro e in vivo

Processo: 04/05133-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2004 - 31 de dezembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Heitor Panzeri
Beneficiário:Heitor Panzeri
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Biomateriais  Sensibilidade da dentina 

Resumo

A hipersensibilidade dentinária é um problema que atinge de 8% a 35% da população mundial. Os tratamentos para a hipersensibilidade dentinária no âmbito doméstico e clínico são diversos, entretanto a eficiência e duração dos mesmos não é absoluta. O objetivo deste estudo será avaliar in vitro e in vivo a eficácia do biosilicato, uma substância bioativa, capaz de unir-se quimicamente à estrutura dental, no tratamento da hipersensibilidade dentinária e de agentes dessensibilizantes disponíveis no mercado. Os paciente voluntários serão alocados em sete grupos que farão uso dos dentifrícios dessensibilizantes Sensodyne®, Oravive®, de um gel de biosilicato a 1% para aplicação caseira e de gel de biosilicato a 0,5, 1,0 e 2,0%, e do produto Sensi Kill®, aplicado pelo cirurgião dentista. Por meio do modelo do disco de dentina (estudo in vitro) as mesmas substâncias avaliadas clinicamente serão avaliadas quanto ao seu potencial de oclusão dos túbulos dentinários em microscopia eletrônica de varredura. Serão avaliados o tempo de ação de cada produto (em semanas) e posteriormente a duração do tratamento (mensalmente - por 12 meses). Os dados colhidos serão submetidos aos testes estatísticos apropriados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TIRAPELLI, C.; PANZERI, H.; LARA, E. H. G.; SOARES, R. G.; PEITL, O.; ZANOTTO, E. D. The effect of a novel crystallised bioactive glass-ceramic powder on dentine hypersensitivity: a long-term clinical study. Journal of Oral Rehabilitation, v. 38, n. 4, p. 253-262, APR 2011. Citações Web of Science: 22.
CAMILA TIRAPELLI; HEITOR PANZERI; RODRIGO GONGALVES SOARES; OSCAR PEITL; EDGAR DUTRA ZANOTTO. A novel bioactive glass-ceramic for treating dentin hypersensitivity. Brazilian Oral Research, v. 24, n. 4, p. 381-387, Dez. 2010.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.