Busca avançada
Ano de início
Entree

Controle da salinidade e manejo de fertirrigacao para a cultura do pimentao sob ambiente protegido utilizando medidores de ions da solucao do solo.

Processo: 04/06166-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2004 - 31 de março de 2006
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Engenharia de Água e Solo
Pesquisador responsável:Sergio Nascimento Duarte
Beneficiário:Sergio Nascimento Duarte
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Fertilizantes  Potencial osmótico 

Resumo

A adição de fertilizantes em altas dosagens e a inexistência de chuvas promotoras de lixiviação podem causar salinização dos solos e desequilíbrio nutricionais nas áreas sob estufas. Visando estudar esta dinâmica, será conduzido um experimento em uma estufa plástica cujos tratamentos serão compostos da combinação de 4 doses de N (N1= recomendação tradicional, N2= recomendação tradicional + 30%, N3= recomendação tradicional +60%, N4= controle da concentração de NO3- na solução do solo) e 4 doses de K (K1= recomendação tradicional, K2= recomendação tradicional + 30%, K3= recomendação tradicional + 60%, K4= controle da concentração de K+ na solução do solo). O delineamento estatístico adotado será o de blocos inteiramente casualizados com 4 repetições, arranjado no esquema fatorial 4x4. O trabalho tem como objetivo verificar se o manejo da fertirrigação realizado por meio do monitoramento da concentração dos nutrientes na solução iônica do solo com extratores de solução é realmente uma prática viável e se a mesma contribui para o aumento da produtividade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)