Busca avançada
Ano de início
Entree

Leitura e escrita de surdos: projeto integrado entre fonoaudiologia e teatro em Libras

Processo: 04/06247-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2004 - 31 de julho de 2007
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Maria Silvia Cárnio
Beneficiário:Maria Silvia Cárnio
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):04/15884-2 - Leitura e escrita de surdos: projeto integrado entre fonoaudiologia e teatro em libas, BP.TT
Assunto(s):Surdez  Leitura e escrita 

Resumo

Este estudo tem por objetivo geral analisar a efetividade de um programa de intervenção fonoaudiológica em leitura e escrita para os adolescentes surdos. Serão sujeitos dessa pesquisa 10 adolescentes surdos, de ambos os sexos, com idade variando entre 12 e 23 anos, e escolaridade variando de 3ª à 8ª séries, que freqüentam terapia fonoaudiológica no Laboratório de Investigação Fonoaudiológica em leitura e Escrita do Curso de Fonoaudiologia da FMUSP. Os sujeitos serão avaliados quanto a produção escrita, através de protocolos baseados na técnica de scaffolding (Hoffman, 1997), de filmagens esporádicas das terapias fonoaudiológicas, quanto a compreensão de leitura, através de legendas de filmes e quanto ao conhecimento a respeito do teatro, bem como a influência deste no desenvolvimento do letramento, através de questionários e filmagens esporádicas das aulas de LIBRAS. Os dados serão encaminhados para tratamento estatístico e serão avaliados através de análise qualitativa e quantitativa. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARIA SÍLVIA CÁRNIO; ELEONORA SILVA CSIPAI; MARIA INÊS VIEIRA COUTO. Relação entre níveis de compreensão e estratégias de leitura utilizadas por surdos sinalizadores em um programa terapêutico. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 15, n. 2, p. -, 2010.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.