Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da oferta pré-operatória de ácidos graxos w-3 parenterais sobre a produção de citocinas pró-inflamatórias e a expressão de moléculas de superfície com funções imunes e atividade funcional de fagócitos de pacientes desnutridos com câncer de estômago

Processo: 04/06259-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2005 - 30 de abril de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia
Pesquisador responsável:Dan Linetzky Waitzberg
Beneficiário:Dan Linetzky Waitzberg
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Procedimentos cirúrgicos do sistema digestório  Neoplasias gástricas  Desnutrição  Imunomodulação  Óleos de peixe  Ácidos graxos ômega-3  Arginina  Resposta imune  Síndrome de resposta inflamatória sistêmica 

Resumo

A oferta de dieta contendo nutrientes moduladores da resposta imunológica - arginina, ácidos graxos w-3 e RNA – melhorou as condições imunológicas de pacientes submetidos a grandes cirurgias, diminuindo a incidência de complicações e tempo de internação no período pós-operatório. No entanto, não é possível atribuir esses efeitos exclusivamente aos AG w-3, pois essas dietas apresentam outros nutrientes com propriedades imunomoduladoras. Pacientes candidatos à intervenção cirúrgica para tratamento de câncer gástrico, são potencialmente susceptíveis à Síndrome da Resposta Inflamatória Sistêmica (SIRS) e sepse, importantes complicações pós-operatórias relacionadas ao aumento da morbi-mortalidade. A regulação da resposta imunológica pode prevenir o desenvolvimento dessas complicações. Considerando-se que NPT pré-operatória é oferecida em pacientes desnutridos e EL são parte da NPT, é de interesse estudar o efeito de EL a base de óleo de peixe, rica em AG w-3, sobre as respostas imune e inflamatória de pacientes desnutridos com câncer gástrico. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MATOS DE MIRANDA TORRINHAS, RAQUEL SUSANA; SANTANA, RAQUEL; GARCIA, THAIS; CURY-BOAVENTURA, MARIA FERNANDA; SALES, MARIA MIRTES; CURI, RUI; WAITZBERG, DAN LINETZKY. Parenteral fish oil as a pharmacological agent to modulate post-operative immune response: A randomized, double-blind, and controlled clinical trial in patients with gastrointestinal cancer. Clinical Nutrition, v. 32, n. 4, p. 503-510, AUG 2013. Citações Web of Science: 28.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.