Busca avançada
Ano de início
Entree

Detecção do papiloma vírus humano (HPV) em carcinoma epidermoide de boca e leucoplasias utilizando-se hibridização in situ e PCR: relação com a expressão da Ciclina D1, fator de transcrição c-Jun e com a proteína do retinoblastoma

Resumo

O presente estudo se propõe a verificar a possível presença do HPV e os respectivos subtipos em leucoplasias de mucosa bucal e em carcinoma epidermoide de boca através das técnicas de hibridização in situ e do PCR. Sabendo-se que as oncoproteínas virais desregulam o ciclo celular normal, pretendemos ainda correlacionar a presença do vírus com a expressão das proteínas ciclina D1, c-jun e da proteína retinoblastoma através da técnica de imunoistoquímica. Para este estudo utilizaremos materiais obtidos de biópsias de lesões bucais, sendo no mínimo 20 casos de cada tipo de lesão: leucoplasias sem atipia epitelial, leucoplasias com atipias epiteliais discretas, leucoplasias com moderada atipia epitelial, leucoplasias com atipia epitelial intensa, leucoplasias com diagnostico histológico de carcinoma superficialmente invasivo, e carcinomas epidermoides invasivos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ACAY‚ R.R.; SANTOS‚ E.; MACHADO DE SOUSA‚ S.O. Correlation between c-Jun and human papillomavirus in oral premalignant and malignant lesions. Oral Oncology, v. 44, n. 7, p. 698-702, 2008.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.