Busca avançada
Ano de início
Entree

Evidência de auto-anticorpos anti-receptores de alta afinidade para IgE na urticária crônica: análise da expressão do receptor em basófilos, produção de citocinas e o potencial imunomodulatório de oligonucleotídeos CpG

Processo: 04/06937-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2004 - 28 de fevereiro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia
Pesquisador responsável:Maria Notomi Sato
Beneficiário:Maria Notomi Sato
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Citocinas  Basófilos 

Resumo

A urticária crônica idiopática (UCI) é de complexa caracterização, sendo que um sub-grupo de pacientes apresenta autoacs IgG contra a cadeia alfa do receptor de alta afinidade para IgE (FceRI), enquanto outro desenvolve autoacs anti-IgE numa menor proporção. A caracterização dos pacientes com UC que desenvolvem estes autoacs pode contribuir para melhor compreensão de seus mecanismos imunopatogênicos e para possíveis novas abordagens terapêuticas. Este projeto tem como objetivo inicial avaliar nos pacientes com UCI a frequência de autoacs IgG anti-IgE e/ou anti-FceRI. Considerando a escassez de informações sobre o perfil de produção de citocinas e a inexistência de investigações sobre a ação in vitro de agentes imunomodulatórios, serão avaliados: expressão do FceRI e marcadores de ativação em basófilos por citometria de fluxo; citocinas e mediadores no soro, no sobrenadante de cultura de células mononucleares estimuladas e por RT-PCR em tempo real e a capacidade modulatória de oligodeoxinucletídeos CpG sintéticos na ativação, na liberação de histamina e na secreção de citocinas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS SANTOS, JULIANA CRISTINA; AZOR, MAYCE HELENA; NOJIMA, VIVIANE YOSHIMI; LOURENCO, FRANCINELSON DUARTE; PREARO, ERICA; MARUTA, CELINA WAKISAKA; RIVITTI, EVANDRO ARARIGBOIA; DA SILVA DUARTE, ALBERTO JOSE; SATO, MARIA NOTOMI. Increased circulating pro-inflammatory cytokines and imbalanced regulatory T-cell cytokines production in chronic idiopathic urticaria. International Immunopharmacology, v. 8, n. 10, SI, p. 1433-1440, OCT 2008. Citações Web of Science: 49.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.