Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise química de espécies de interesse ambiental por meio de técnicas espectroscópicas e eletroquímicas

Processo: 04/07463-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2005 - 31 de março de 2008
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Paola Corio
Beneficiário:Paola Corio
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Eletroquímica 

Resumo

Este projeto visa a implantação de linhas de pesquisa referentes à aplicação de técnicas de espectroscopia vibracional e técnicas eletroquímicas ao estudo de diferentes classes de espécies químicas de interesse ambiental, buscando sua detecção, caracterização, estudo de sua reatividade, desenvolvimento de métodos para sua degradação, estudo dos mecanismos e características dos produtos de degradação. O enfoque estará voltado ao uso de técnicas espectroscópicas avançadas, com especial destaque para o desenvolvimento de metodologias de espectroscopia vibracional intensificadas, associadas ou não a sistemas eletroquímicos, para a resolução de problemas relativos à química ambiental. Nesse sentido, tem-se em vista a preparação de substratos SERS-ativos especificamente voltados para o estudo de determinadas classes de compostos, e também a investigação de processos de degradação fotocatalítica dessas substâncias. Pretende-se assim esclarecer alguns dos fundamentos químicos envolvidos no comportamento de certos poluentes, entre os quais foram selecionados como objetos, em um primeiro momento, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs), herbicidas, pesticidas e corantes, podendo-se estender a abrangência para outras classes de compostos conforme o andamento dos trabalhos. O desenvolvimento deste projeto possibilitará a implantação de uma nova linha de pesquisa de espectroscopia voltada à química ambiental, e contribuirá para a consolidação do recém-constituído Grupo de Pesquisas em Química Ambiental no âmbito do Instituto de Química da Universidade de São Paulo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COSTA‚ JCS; SANT’ANA‚ AC; CORIO‚ P.; TEMPERINI‚ MLA. Chemical analysis of polycyclic aromatic hydrocarbons by surface-enhanced Raman spectroscopy. Talanta, v. 70, n. 5, p. 1011-1016, 2006.
SANTANA, HENRIQUE DE; ZAIA, DIMAS A. M.; CORIO, PAOLA; EL HABER, FADY; LOUARN, GUY. Preparação e caracterização de substratos SERS ativos: um estudo da adsorção do cristal violeta sobre nanopartículas de prata. Química Nova, v. 29, n. 2, p. 194-199, 2006.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.