Busca avançada
Ano de início
Entree

Saida do colesterol livre das particulas de lipoproteina e deposicao deste colesterol na parede arterial: um novo mecanismo de aterogenese.

Resumo

Previamente, vimos que o colesterol livre de uma microemulsão rica em colesterol (LDE) era removido mais rapidamente do plasma de pacientes com doença arterial coronária (DAC) do que em indivíduos sem a doença, sugerindo que o colesterol livre se dissocie da lipoproteína, depositando-se na parede arterial. Neste projeto, iremos verificar em experimentos em ratos, coelhos-controle ou com indução de aterosclerose por dieta rica em colesterol e em pacientes sendo submetidos a cirurgia coronária se, após a injeção da LDE marcada, o colesterol livre deposita-se na parede de fragmentos arteriais em maior proporção do que o éster de colesterol, o que confirmaria a hipótese. Além disso, será determinada nos animais a atividade das enzimas esterificadoras do colesterol, a LCAT e a ACAT e a atividade de receptores de lipoproteínas, e, nos pacientes, a capacidade da HDL de receber lipides, para estabelecer correlações e mecanismos. O envolvimento da dissociação do colesterol livre na gênese da DAC pode impacto no entendimento da fisiopatologia e na prevenção e tratamento da doença. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
A.F. PADOVEZE; F. MANIERO; T.V. OLIVEIRA; T.S. VITORIO; R.D. COUTO; R.C. MARANHÃO. Effect of a cholesterol-rich diet on the metabolism of the free and esterified cholesterol components of a nanoemulsion that resembles LDL in rabbits. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 42, n. 2, p. 172-178, Fev. 2009.
SACHET‚ JC; BORBA‚ EF; BONFÁ‚ E.; VINAGRE‚ CGC; SILVA‚ VM; MARANHÃO‚ RC. Chloroquine increases low-density lipoprotein removal from plasma in systemic lupus patients. Lupus, v. 16, n. 4, p. 273-278, 2007.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.