Busca avançada
Ano de início
Entree

Mutacoes no gene nat: efeito na atividade enzimatica e no perfil de resistencia a isoniazida de cepas de mycobacterium tuberculosis.

Processo: 04/08404-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2005 - 31 de maio de 2008
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Pesquisador responsável:Mario Hiroyuki Hirata
Beneficiário:Mario Hiroyuki Hirata
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Mycobacterium tuberculosis  Isoniazida  Expressão gênica  Mutação 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Expressao Genica | Isoniazida | Mutacoes | Mycobacterium Tuberculosis | N-Acetiltransferase | Resistencia A Terapia

Resumo

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa com alta prevalência em muitos países. Uma preocupação crescente é o aparecimento de cepas resistentes ao tratamento e vários fatores podem estar associados com a resistência de Mycobacterium tuberculosis à isoniazida. Com o objetivo de estudar a influência de alterações do gene da N-acetil transferase (nat) na expressão do mRNA e atividade da enzima, serão analisadas cepas de M. tuberculosis sensíveis (n=100) e resistentes (n=100) à isoniazida. A sensibilidade à isoniazida será analisada pelos métodos das proporções. As alterações do gene nat serão detectadas por PCR-SSCP e seqüenciamento de DNA. A expressão do mRNA do nat e a atividade enzimática serão medidas por RT-PCR em tempo real e espectrofotometria, respectivamente. Os resultados deste estudo poderão ampliar o conhecimento sobre os mecanismos de resistência de cepas de M. tuberculosis à isoniazida que poderão ser úteis para o desenvolvimento de métodos de detecção mais rápida de cepas resistentes em amostras clínicas e melhor conduzir o tratamento. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)