Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da relação entre indicadores entomológicos para Aedes (Stegomyia) aegypti obtidos de armadilhas adulticidas, de oviposição e de coleta de adultos, em área da região Noroeste do estado de São Paulo

Processo: 04/08594-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2004 - 31 de outubro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores
Pesquisador responsável:Francisco Chiaravalloti Neto
Beneficiário:Francisco Chiaravalloti Neto
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Indicadores entomológicos  Mosquitos vetores  Aedes aegypti  Armadilhas de oviposição 

Resumo

O estudo visa relacionar os indicadores entomológicos para Aedes aegypti obtidos através de armadilhas adulticidas e de oviposição e através de coletas de adultos em uma área situada na região noroeste do estado de São Paulo. Será selecionada uma área com 200 quarteirões, em cada um será escolhida uma casa para a instalação de uma armadilha de oviposição, e outra para a instalação de uma armadilha adulticida, ambas no peridomicilio. Estas armadilhas serão vistoriadas semanalmente. Coletas de mosquitos adultos serão realizadas semanalmente em um domicilio por quarteirão, utilizando-se aspiradores de Nasci. As vistorias ás armadilhas de ovos e adulticidas e as coletas de adultos serão realizadas em 20 semanas. Medidas de temperatura, umidade e pluviosidade serão feitas diariamente. Através do uso de técnicas de análise de dados longitudinais os indicadores obtidos através das armadilhas de oviposição e adulticidas e das coletas de mosquitos adultos serão relacionados entre si e com as variáveis climáticas (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DIBO, MARGARETH REGINA; CHIEROTTI, ANA PATRICIA; FERRARI, MARIANA SILVEIRA; MENDONCA, ADRIANO LUIS; CHIARAVALLOTI NETO, FRANCISCO. Study of the relationship between Aedes (Stegomyia) aegypti egg and adult densities, dengue fever and climate in Mirassol, state of Sao Paulo, Brazil. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, v. 103, n. 6, p. 554-560, SEP 2008. Citações Web of Science: 41.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.