Busca avançada
Ano de início
Entree

Variabilidade em espécies de distribuição fragmentada

Processo: 04/09742-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2004 - 30 de abril de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética
Pesquisador responsável:Vera Nisaka Solferini
Beneficiário:Vera Nisaka Solferini
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):06/51347-7 - Variabilidade genética em espécies de distribuição fragmentada, BP.TT
Assunto(s):Genética populacional  Características da população  Campos rupestres  Mata Atlântica 

Resumo

Este projeto propõe estudar a variabilidade genética em espécies que ocorrem em ambientes natural e artificialmente descontínuos, com os objetivos de: ampliar o conhecimento da variabilidade intraespecífica em espécies de distribuição tropical; relacionar padrões de variabilidade a aspectos da biologia dos organismos e à distribuição de seus habitats; entender as conseqüências da fragmentação - natural e antrópica - sobre a variabilidade genética em diferentes organismos; contribuir com informações para programas de manejo e conservação. O ambiente proposto para estudar fragmentação antrópica são remanescentes de mata atlântica; já espécies naturalmente fragmentadas serão estudadas nos campos rupestres de Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal, por serem uma formação característica de altitudes elevadas, separados por cerrado e matas de galeria de menores altitudes. As metodologias utilizadas serão basicamente a análise de isozimas, PCR-RFLP e microssatélites. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JESUS, FLAVIA F.; ABREU, ALUANA G.; SEMIR, JOAO; SOLFERINI, VERA N. Low genetic diversity but local genetic differentiation in endemic Minasia (Asteraceae) species from Brazil. PLANT SYSTEMATICS AND EVOLUTION, v. 277, n. 3-4, p. 187-196, FEB 2009. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.