Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese e caracterização elétrica de perovskitas a base de cromo

Processo: 04/09803-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2005 - 28 de fevereiro de 2007
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Fabio Coral Fonseca
Beneficiário:Fabio Coral Fonseca
Instituição-sede: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Propriedades elétricas  Caracterização microestrutural 

Resumo

Este projeto tem como objetivos principais a síntese e a caracterização elétrica de compostos de fórmula geral La1-xAXCr1-yMyO, onde A = Sr, Ca e M = Co, Ru. A síntese por combustão será usada na preparação de compostos La1-xSrxCr1-yCoyO3 e os compostos La1-xAxCr1-yRuyO3 serão preparados por síntese de estado sólido e pelo método dos precursores poliméricos. A morfologia dos pós cerâmicos será estudada por meio de medidas de área de superfície específica e de distribuição de tamanhos de partículas. A formação das fases será investigada por meio de análises térmicas e difratometria de raios X (DRX). Medidas de DRX e microscopia eletrônica de varredura serão realizadas para a caracterização microestrutural dos corpos sinterizados. O estudo das propriedades elétricas será feito por meio de medidas de resistividade elétrica em uma ampla faixa de temperatura e atmosfera controlada. Os resultados obtidos contribuirão para um melhor entendimento acerca da formação das fases fabricadas, e das propriedades de transporte elétrico destas cerâmicas em condições similares às de operação de dispositivos eletroquímicos de alta temperatura. A combinação dos estudos propostos visa as possíveis aplicações destes materiais em dispositivos como membranas separadoras de gases, sensores e células a combustível. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.