Busca avançada
Ano de início
Entree

Evolução morfológica e molecular: uma abordagem integrada utilizando filogenias para o estudo da evolução em mamíferos neotropicais

Processo: 04/10346-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2005 - 31 de maio de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Quantitativa
Pesquisador responsável:Gabriel Henrique Marroig Zambonato
Beneficiário:Gabriel Henrique Marroig Zambonato
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Filogenia  Mamíferos  Evolução 

Resumo

A evolução de morfologias complexas (como o crânio dos mamíferos por exemplo) é um tema central e ao mesmo tempo ainda mal compreendido, na biologia evolutiva. O estudo da variação dentro e entre populações e espécies, seja ela fenotípica ou genética, é crucial para forma como dividimos e ordenamos (sistemática) a diversidade da vida assim como para o entendimento de como esta diversidade surge e é mantida. Conseqüentemente, este tipo de abordagem tem implicações para áreas que vão desde a conservação da natureza até a genética quantitativa e a evolução. Este projeto aborda no sentido mais amplo a diversificação dos mamíferos sul americanos, diversificação aqui se referindo tanto a evolução de morfologias complexas (crânio e mandíbula) como ao padrão histórico de relacionamento entre táxons (filogenias) e a iluminação mútua destas duas áreas ao se estudar os processos evolutivos dentro de um contexto filogenético. Para entender a diversificação dos mamíferos, (particularmente em primatas, roedores e marsupiais), será utilizada uma abordagem que combina estudos de sistemática, biogeografia, genética quantitativa, morfometria e evolução molecular. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SHIRAI, LEILA T.; MARROIG, GABRIEL. Skull Modularity in Neotropical Marsupials and Monkeys: Size Variation and Evolutionary Constraint and Flexibility. JOURNAL OF EXPERIMENTAL ZOOLOGY PART B-MOLECULAR AND DEVELOPMENTAL EVOLUTION, v. 314B, n. 8, p. 663-683, DEC 15 2010. Citações Web of Science: 42.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.