Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de frequências alélicas de 12 loci do cromosomo Y na população brasileira de Araraquara e da região da Grande São Paulo

Processo: 04/10481-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2005 - 31 de julho de 2006
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontologia Social e Preventiva
Pesquisador responsável:Rogério Nogueira de Oliveira
Beneficiário:Rogério Nogueira de Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cromossomo Y  Antropologia forense 

Resumo

A identificação forense através da análise de ácidos nucleicos é realizada freqüentemente pelo estudo de regiões polimórficas do DNA, como STR. Para utilização destes marcadores na identificação humana é necessário conhecer a distribuição de seus alelos na população a qual o indivíduo pertence, visto que essa varia entre diferentes populações. Este projeto tem como objetivo a determinação das freqüências de 12 STR do cromossomo Y. Para isto serão coletadas amostras de sangue e saliva de pelo menos 25 indivíduos não aparentados, classificados de acordo com os padrões de raça e cor do IBGE residentes na grande São Paulo e na cidade de Araraquara. Através dos resultados obtidos neste estudo será possível definir se existe diferença entre as freqüências dos haplótipos de STR do cromossomo Y dos indivíduos que apresentam diferentes fenótipos. Os resultados obtidos serão adicionadas a um banco de dados mundial do cromossomo Y (Y-STR Haplotype Reference Database). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GÓIS‚ CC; MARTINS‚ JA; PEREIRA‚ GA; FRESCHI‚ A.; PANETO‚ GG; ALVARENGA‚ VLS; CICARELLI‚ RMB; HIRATA‚ MH; OLIVEIRA‚ RN. Genetic population data of 12 STR loci of the PowerPlex® Y system in the state of São Paulo population (Southeast of Brazil). Forensic Science International, v. 174, n. 1, p. 81-86, 2008.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.