Busca avançada
Ano de início
Entree

Receptor de insulina - uma peça chave potencial na integração de vias de sinalização no desenvolvimento de fenótipos alternativos em abelhas

Processo: 04/10836-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2005 - 31 de março de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biologia Geral
Pesquisador responsável:Klaus Hartmann Hartfelder
Beneficiário:Klaus Hartmann Hartfelder
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Ecdisona  Abelhas  Hormônio juvenil em insetos  Plasticidade fenotípica 

Resumo

A abelha melífera é um organismo modelo em estudos sobre plasticidade de desenvolvimento. Na compreensão e modelagem desta. plasticidade falta até hoje um componente capaz de integrar o metabolismo energético casta-específico com o sistema endócrino e os processos reguladores de diferenciação celular. Estudos realizados principalmente em Drosophila implicaram o receptor de insulina em tais funções. Os objetivos deste projeto serão de clonar e seqüenciar este gene em Apis mellifera, utilizando a informação genômica já disponível. O padrão de expressão do receptor de insulina da "abelha (AmIR) será investigado por RT-PCR semi-quantitativo e quantitativo e validado em Northern blots. A localização do AmlR nos tecidos será realizado por hibridização in situ não-radioativa. A interação entre a via AmIR e hormônios juvenil e ecdisteróides, estudaremos por análises em paralela da expressão de AmIR e dos títulos hormonais por radioimunoensaios, e por aplicação destes hormônios em larvas e pupas. Genes das vias Wnt, hedgehog serão inicialmente analisadas in sílico. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARCO ANTONIO, DAVID SANTOS; GUIDUGLI-LAZZARINI, KARINA ROSA; DO NASCIMENTO, ADRIANA MENDES; PAULINO SIMOES, ZILA LUZ; HARTFELDER, KLAUS. RNAi-mediated silencing of vitellogenin gene function turns honeybee (Apis mellifera) workers into extremely precocious foragers. NATURWISSENSCHAFTEN, v. 95, n. 10, p. 953-961, OCT 2008. Citações Web of Science: 66.
AMDAM, GRO V.; NILSEN, KARI-ANNE; NORBERG, KARI; FONDRK, M. KIM; HARTFELDER, KLAUS. Variation in endocrine signaling underlies variation in social life history. American Naturalist, v. 170, n. 1, p. 37-46, July 2007.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.