Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da eficácia de um programa de orientação dietética na prevenção de lipodistrofia em indivíduos vivendo com HIV/AIDS, atendidos em serviço de referência na Cidade de São Paulo

Processo: 04/12462-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2005 - 31 de janeiro de 2007
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição
Pesquisador responsável:Patricia Constante Jaime
Beneficiário:Patricia Constante Jaime
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Dieta  HIV  Lipodistrofia 

Resumo

O objetivo deste estudo é avaliar a eficácia de um programa de orientação dietética na prevenção de lipodistrofia em pacientes vivendo com HIV/Aids, em uso.-de terapia anti-retroviral de alta atividade. Metodologia: estudo de intervenção, do tipo ensaio clínico randomizado, envolvendo dois grupos de estudo: intervenção dietética e controle. O estudo abrangerá indivíduos portadores de HIV/AIDS de ambos os sexos, em uso de terapia HAART. A amostra será composta de 180 pacientes divididas em dois grupos de 90 pessoas. A orientação dietética será direcionada ao consumo adequado de energia e macronutrientes, estímulo ao consumo de frutas, verduras e legumes (fontes de fibra e nutrientes anti-oxidantes), cereais integrais (fonte de fibras e fitocompostos) e peixes (fonte de ácidos graxos ômega-3), assim como estímulo para redução do consumo de alimentos fonte de gordura saturada, gordura trans e açúcares simples. Cada paciente passará por consulta individual com um nutricionista uma vez por mês, durante 12 meses. O consumo alimentar será avaliado por meio de diário alimentar de três dias. O diagnóstico de alteração morfológica será feito por meio de exame antropométrico e de composição corporal. As variáveis de desfecho avaliadas serão: presença de sobrepeso, acúmulo de gordura centrípeta e perda de gordura periférica. As variáveis metabólicas investigadas serão aquelas relacionadas à alteração de perfil lipídico (colesterol total e frações), hipertrigliceridemia (triglicerídeos plasmáticos), intolerância à glicose (glicemia de jejum) e alteração de marcador de inflamação e disfunção endotelial (elevação de Proteína C Reativa no plasma). Na análise estatística serão aplicados testes não-paramétricos: teste de associação pelo Qui (X2), Qui-quadrado de tendência e o teste de Mann-Whitney. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MAÍRA LADEIA RODRIGUES CURTI; LUARA BELLINGHAUSEN ALMEIDA; PATRÍCIA CONSTANTE JAIME. Evolução de parâmetros antropométricos em portadores do vírus da Imunodeficiência Humana ou com Síndrome da Imunodeficiência Adquirida: um estudo prospectivo. REVISTA DE NUTRICAO-BRAZILIAN JOURNAL OF NUTRITION, v. 23, n. 1, p. -, Fev. 2010.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.