Busca avançada
Ano de início
Entree

Processamento de milho e sua substituicao por polpa citrica na dieta de machos cruzados (nelorexeuropeu) confinados nas fases de crescimento e terminacao.

Processo: 04/13046-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2005 - 31 de janeiro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Flávio Augusto Portela Santos
Beneficiário:Flávio Augusto Portela Santos
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Amido  Confinamento  Bovinos de corte 

Resumo

A finalidade deste projeto é avaliar o efeito do processamento de grãos de milho e sua substituição por subproduto agroindustrial em dietas com alto teor de concentrado (82%), para bovinos em crescimento e terminação. No experimento os tratamentos serão: milho moído grosso (MMG - T1), milho moído fino (MMF - T2), milho moído grosso + polpa cítrica (MGP - T3) e milho moído fino + polpa cítrica (MFP - T4). O experimento ocorrerá durante os meses de fevereiro a junho de 2005. Serão utilizados 80 machos não castrados da raça Nelore, com peso vivo inicial ao redor de 280 kg e 16 meses de idade. Os animais permanecerão confinados durante a fase de crescimento e terminação. Serão avaliados, o consumo de matéria seca (kg.dia-1 de MS), o ganho de peso individual (kg.dia-1 de PV), a eficiência alimentar, a área de olho de lombo (cm2) e a espessura de gordura (mm) através da técnica de ultra-sonografia e o rendimento de carcaça.O delineamento experimental utilizado será o inteiramente casualizado. (AU)