Busca avançada
Ano de início
Entree

Físico-química de cabelo: diferenças com o tipo étnico

Processo: 04/13066-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2005 - 31 de julho de 2007
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Ines Joekes
Beneficiário:Ines Joekes
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, SP, Brasil
Assunto(s):Propriedades mecânicas  Cabelo  Cor 

Resumo

A literatura científica registra escassos estudos de propriedades de cabelo não caucasiano. Propomos iniciar estudos físico-químicos sobre o cabelo negróide e aperfeiçoar os estudos com cabelo caucasiano. O Projeto envolve os projetos de 7 alunos de Pós Doutorado, Doutorado, Mestrado e IC. Entre os estudos propostos, estão: estudar os efeitos de cuidados simples e de métodos de alisamento físicos e químicos na estrutura, na perda protéica, nas propriedades de cor e mecânicas do cabelo negróide, investigar a sorção comparativa de lipídeos, o mecanismo de fotodegradação das melaninas, os efeitos de agentes foto-protetores, a função da medula, tanto no cabelo caucasiano como no negróide. Dos dados obtidos, decorrerá um entendimento melhor das características destes cabelos e se ampliará a compreensão de diferenças devido à etnia. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VALENTIM, I. B.; MARTINS, M. H.; JOEKES, I. Influence of dipalmitoylphosphatidylcholine on the dissolution of Brazilian chrysotile. COLLOIDS AND SURFACES B-BIOINTERFACES, v. 66, n. 1, p. 96-102, OCT 1 2008. Citações Web of Science: 3.
NOGUEIRA‚ ACS; DICELIO‚ LE; JOEKES‚ I. About photo-damage of human hair. PHOTOCHEMICAL & PHOTOBIOLOGICAL SCIENCES, v. 5, n. 2, p. 165-169, 2006.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.