Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelagem e experimentacao de escoamentos bifasico liquido-liquido e trifasico liquido-liquido-gas.

Processo: 04/13374-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2005 - 31 de março de 2008
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Fenômenos de Transportes
Pesquisador responsável:Oscar Mauricio Hernandez Rodriguez
Beneficiário:Oscar Mauricio Hernandez Rodriguez
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Escoamento multifásico 

Resumo

O objetivo primordial deste projeto é estabelecer um programa de pesquisa de longo prazo no aprimoramento da modelagem de escoamentos bifásicos líquido-líquido com altas e baixas razões de viscosidades e trifásico líquido-liquido-gás. A proposta presente tem como metas principais:- (i) melhoria da compreensão da física das relações interfaciais de escoamentos líquido-líquido estratificado e dispersos; (ii) aperfeiçoamento da modelagem teórica, em contraste à modelagem semi-empírica, para transições de padrão de fluxo em escoamentos líquido-líquido e líquido-líquido-gás, incluindo inversão de fase; e (iii) aprimoramento e desenvolvimento de instrumentação multifásica e de técnicas de monitoramento visando medição e controle de linhas de produção e transporte de petróleo e gás natural. Serão utilizadas inicialmente aproximações unidimensionais como ponto de partida para o desenvolvimento de uma modelagem mais completa. O projeto também prevê um programa de simulações experimentais, as quais deverão ser realizadas nas instalações existentes no Laboratório de Engenharia Térmica e Fluidos (NETeF-EESC-USP) e no Laboratório de Escoamento Multifásico (MULTLAB-FEM) da UNICAMP. O foco serão escoamentos em tubulações de misturas óleo-água e óleo-água-ar com altas e baixas razões de viscosidades entre as fases liquidas. Como objetivos finais deste projeto de pesquisa temos a geração de conhecimento básico e desenvolvimento de ferramentas de pesquisa que serão capazes de lidar com uma faixa ampla de escoamentos multifásicos, com razões de viscosidades altas e baixas, com tubulações pequenas e grandes em diversas inclinações. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RODRIGUEZ, O. M. H.; BANNWART, A. C.; DE CARVALHO, C. H. M. Pressure loss in core-annular flow: Modeling, experimental investigation and full-scale experiments. JOURNAL OF PETROLEUM SCIENCE AND ENGINEERING, v. 65, n. 1-2, p. 67-75, MAR 2009. Citações Web of Science: 35.
RODRIGUEZ‚ O.M.H.; BANNWART‚ A.C. Stability analysis of core-annular flow and neutral stability wave number. AICHE JOURNAL, v. 54, n. 1, p. 20-31, 2008.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.