Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização da renda e do emprego na agricultura familiar: o caso dos produtores de leite do assentamento Timboré (SP)

Processo: 04/13753-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2005 - 31 de janeiro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Extensão Rural
Pesquisador responsável:Maria Aparecida Anselmo Tarsitano
Beneficiário:Maria Aparecida Anselmo Tarsitano
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Agricultura familiar  Assentamento rural  Renda agrícola 

Resumo

Este projeto faz parte de um grupo de pesquisa que estuda a agricultura familiar na região oeste do Estado de São Paulo. Neste caso pretende-se levantar e analisar a importância da agricultura familiar na pecuária leiteira como fonte de geração de emprego e renda, resgatando a percepção do agricultor em relação à dimensão ambiental e sua importância dentro de um processo de mudança do modelo tecnológico que conduz ao desenvolvimento sustentável. A metodologia proposta é composta pela aplicação de um questionário junto a todos produtores de leite, associados a uma cooperativa definidos como participantes da pesquisa, visando levantar as características gerais das unidades familiares e dos produtores associados às Cooperativas de leite do Assentamento Timboré (SP), determinar a importância da agricultura familiar no valor da produção e na geração de emprego e renda e analisar a existência de áreas de preservação natural e as principais práticas conservacionistas. Após o conhecimento desses resultados, pretende-se entrevistar alguns produtores familiares, com o objetivo de investigar e compreender com maior profundidade as diferenças entre os grupos, as dificuldades especificas que apresentam, assim como a percepção ambiental em cada um dos grupos. (AU)