Busca avançada
Ano de início
Entree

Propagacao da "onda impactante" na dinamica de fluxo e na carga de fundo do rio parana. modelo para gerenciamento de rios aluviais sob impacto de barragem, hidrovia e mineracao.

Processo: 04/14057-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2005 - 30 de abril de 2007
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geografia Física
Pesquisador responsável:José Cândido Stevaux
Beneficiário:José Cândido Stevaux
Instituição-sede: Centro de Pós-Graduação e Pesquisa. Universidade de Guarulhos (UNG). Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):Hidrovias  Rio Paraná 

Resumo

A hipótese deste trabalho é que as alterações nos componentes hidrossedimentares do sistema fluvial do rio Paraná, introduzidas pela represa de Porto Primavera, avançam como uma onda de montante para jusante do canal, em busca de um novo "perfil de equilíbrio". Por meio de levantamentos batimétricos, perfis de velocidade, análise do sedimento e da água (físico-química), serão determinadas a dinâmica do fluxo e da carga de fundo do rio Paraná e das desembocaduras de seus tributários, bem como a intensidade, alcance e velocidade de propagação da onda impactante desencadeada pela represa de Porto Primavera e por outras atividades (mineração e hidrovia) no canal do rio. Com isso se propõe também a criação de um modelo de gerenciamento, não apenas para o próprio rio Paraná, mas para outros rios aluviais com previsão de construção de barragens, hidrovias e mineração (ex. Araguaia-Tocantins, Madeira, Paraguai e outros). O projeto visa também a formação pessoal com a participação de alunos de iniciação científica (2), mestrado (2) e doutorado (1). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
STEVAUX, JOSE C.; MARTINS, DEBORA P.; MEURER, M. Changes in a large regulated tropical river: The Parana River downstream from the Porto Primavera Dam, Brazil. Geomorphology, v. 113, n. 3-4, p. 230-238, DEC 15 2009. Citações Web of Science: 38.
JOSÉ C. STEVAUX; RENATO J. PAES; ANDRÉ AMÂNCIO FRANCO; MÁRIO L. DE C. ETCHEBEHERE; RAFAELA HARUMI FUJITA. Morphodynamics in the Confluence of large regulated Rivers: the case of Paraná and Paranapanema Rivers. Lat. Am. j. sedimentol. basin anal., v. 16, n. 2, p. 101-109, Dez. 2009.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.