Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de métodos analíticos envolvendo determinações multielementares em produtos agroindustriais e petroquímicos por espectrometria de absorção atômica em chama com fonte contínua

Processo: 04/14212-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2005 - 31 de julho de 2008
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:José Anchieta Gomes Neto
Beneficiário:José Anchieta Gomes Neto
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Métodos analíticos de preparação de amostras  Indústria agrícola  Indústria petroquímica 

Resumo

Novas estratégias analíticas serão desenvolvidas para determinações multielementares de constituintes inorgânicos em amostras de relevância petroquímica, alimentícia e agronômica por espectrometria de absorção atômica multielementar com fonte contínua e alta resolução - HR CSAAS. No contexto da HR CSAAS, será avaliado o potencial de uso de linhas adjacentes e linhas secundárias na correção de interferências e na melhoria em sensibilidade, respectivamente. Um estudo sistemático da aplicação da padronização interna na minimização de erros sistemáticos ou aleatórios envolvendo amostras de combustíveis, de solos e de alimentos também será realizado. Pretende-se também avaliar as potencialidades desse novo arranjo instrumental e estabelecer as principais figuras de mérito na determinação multielementar de alguns constituintes relevantes em amostras de solos e folhas (Ca, Co, Cu, Fe, Mg, Mn, Mo, P e Zn), de alimentos (As, Ca, Cd, Cu, Fe, Mn, P, S, Pb, Se) e de combustíveis (Al, Cr, Cu, Fe, Mo, Ni, Sb, Si) por HR-CS AAS. Será avaliada a potencialidade da análise multielementar inorgânica de combustíveis e lubrificantes na identificação da origem do produto (impressão digital química) ou do desgaste de componentes automotivos, respectivamente. Na impossibilidade de emprego de material de referência certificado, a validação dos métodos deverá ser feita pela comparação dos resultados com técnicas analíticas alternativas, métodos alternativos ou testes de adição e recuperação de análito. Os resultados serão analisados por testes estatísticos bem estabelecidos, com ênfase na precisão e exatidão. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VIEIRA, ALAN LIMA; SILVA, TIAGO VARAO; INOCENCIO DE SOUSA, FELIPE SCHIAVON; SENESI, GIORGIO SAVERIO; SANTOS JUNIOR, DARIO; FERREIRA, EDILENE CRISTINA; GOMES NETO, JOSE ANCHIETA. Determinations of phosphorus in fertilizers by spark discharge-assisted laser-induced breakdown spectroscopy. Microchemical Journal, v. 139, p. 322-326, JUN 2018. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.