Busca avançada
Ano de início
Entree

Potencial da silagem de cana-de-açúcar como alimento para bovinos de corte: análise do valor nutritivo, metabolismo animal, comportamento ingestivo e análise econômica

Processo: 04/14352-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2005 - 30 de abril de 2007
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Pastagens e Forragicultura
Pesquisador responsável:Ricardo Andrade Reis
Beneficiário:Ricardo Andrade Reis
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Desempenho animal 

Resumo

Na fase 1 - Os efeitos dos inoculantes bacterianos (Propionibacterium acidipropionici + Lactobacillus plantarum e Lactobacillus buchneri) e dos aditivos químicos (hidróxido de sódio, benzoato de sódio e uréia) na ensilagem da cana-de-açúcar crua e queimada; serão avaliados o controle das perdas de matéria seca, o valor nutritivo e a estabilidade aeróbica; na ensilagem da cana-de-açúcar (Saccharum officinarum. L.) em silos experimentais. Far-se-á a seleção de quatro tratamentos, que serão avaliados numa segunda fase no perfil de fermentação: na dinâmica populacional de leveduras e de bactérias homo e heterofermentativas, além das análises procedidas na fase 1. Posteriormente, em experimento de metabolismo (fase 3), com animais Nelore fistulados no rumem e no duodeno. Serão avaliados, os tratamentos selecionados na fase 2 mais cana-de-açúcar "in natura" e silagem de milho, quanto a digestibilidade parcial e total e os parâmetros metabólicos, como quantificação e qualificação do AGV's produzidos, amônia e pH ruminal. No experimento de desempenho animal serão utilizados os tratamentos da fase 3. Os animais serão observados por câmeras para determinação do comportamento relacionado a ingestão. Avaliar-se-á o ganho de peso, o consumo e a conversão alimentar durante o confinamento. Após o abate serão determinadas as composições do ganho de peso (gordura e proteína), bem como o rendimento de carcaça, área de olho de lombo e espessura de gordura. Serão estimados os custos de produção de cada volumoso, o custo da dieta e o custo por arroba de carne produzida. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
G.R. SIQUEIRA; R.A. REIS; R.P. SCHOCKEN-ITURRINO; T.F. BERNARDES; A.J.V. PIRES; M.T.P. ROTH; R.C. AMARAL. Influência da queima e aditivos químicos e bacterianos na composição química de silagens de cana-de-açúcar. Arch. zootec., v. 58, n. 221, p. -, Mar. 2009.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.