Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da restrição alimentar intra-uterina sobre o desenvolvimento da termorregulação da prole

Processo: 04/14749-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2005 - 31 de dezembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Desnutrição e Desenvolvimento Fisiológico
Pesquisador responsável:Jacqueline Luz
Beneficiário:Jacqueline Luz
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Termogênese  Regulação da temperatura corporal  Tecido adiposo marrom 

Resumo

Muitos são os estudos que visam avaliar o efeito da restrição alimentar intra-uterina (RAIU) sobre a prole, contudo, não há referências quanto aos efeitos desta sobre o desenvolvimento dos processos termorregulatórios dos filhotes. Considerando-se a importância da manutenção da temperatura corporal para a garantia de todos os processos biológicos, desde a correta organização da estrutura de proteínas até o controle das reações químicas que garantam o adequado fornecimento de energia para o funcionamento de todos os órgãos e tecidos, o objetivo do presente projeto é o estudo da expressão do mRNA da proteína SERCA-1 e das proteínas desacopladoras (UCP-2, UCP-2 e UCP-3) no músculo esquelético e tecido adiposo marrom, respectivamente, de ratos neonatos (15 hs após o nascimento) oriundos de mães controle e submetidas à restrição alimentar (50%) durante todo o período gestacional. Os filhotes serão sacrificados por decapitação e seu sangue será colhido e o plasma congelado para posterior análise dos níveis de glicemia, insulina, leptina, T3, T4 e rT3. Os tecidos (músculo esquelético e tecido adiposo marrom) serão retirados, imediatamente congelados e mantidos a -80°C para posterior determinação da expressão do mRNA das proteínas citadas por RT-PCR. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOUZA, THAIS L. V.; COELHO, CAROLINA T.; GUIMARAES, PAOLA B.; GOTO, EDUARDO M.; SILVA, SYLVIA MARIA A.; SILVA, JR., JOSE ANTONIO; NUNES, MARIA TEREZA; IHARA, SILVIA S. M.; LUZ, JACQUELINE. Intrauterine food restriction alters the expression of uncoupling proteins in brown adipose tissue of rat newborns. Journal of Thermal Biology, v. 37, n. 2, p. 138-143, FEB 2012. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.