Busca avançada
Ano de início
Entree

Correlação da expressão entre p-53, HER-2/neu e Ki-67 com a ciclooxigenase-2 no diagnóstico e prognóstico das neoplasias de mama em fêmeas de cães (canis familiaus, Linnaeus, 1758)

Processo: 04/14815-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2005 - 30 de abril de 2007
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Carlos Roberto Daleck
Beneficiário:Carlos Roberto Daleck
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Neoplasias mamárias  Cadelas 

Resumo

Pensando na contribuição ao estudo da oncologia humana e no aumento da sobrevida de cadelas com câncer de mama o objetivo deste trabalho é investigar a correlação da expressão de oncoproteínas (HER-2/neu e P-53) e do marcador de proliferação celular Ki-67 com a enzima ciclooxigenase-2 (COX-2) no diagnóstico e prognóstico das neoplasias mamárias. O estudo será realizado com 90 casos de neoplasias de mama de cadelas que foram atendidas nos anos de 2000 e 2001 e que estão sendo acompanhadas semestralmente. Estes casos serão divididos em seis grupos, de 15 amostras, de acordo com a classificação histopatológica da neoplasia (adenoma, carcinoma, tumor misto benigno, tumor misto maligno, carcinoma inflamatório e carcinoma metastático). O Grupo Controle terá 15 amostras de tecido mamário sem alterações patológicas. A expressão para COX-2, HER-2/neu, P-53 e Ki-67 deverá ser pesquisada através do exame de imunoistoquímica de acordo com o protocolo do Laboratório de Imunoistoquímica da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - Campus de Jaboticabal. Os resultados obtidos serão analisados dentro do contexto do diagnóstico tumoral pela Regressão Logística Nominal e do prognóstico do paciente, através da Regressão Logística Binária. (AU)