Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo das alterações induzidas na matriz extracelular pelas principais toxinas do veneno de Thalassophryne nattereri

Processo: 04/15112-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de maio de 2005 - 31 de julho de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia
Pesquisador responsável:Carla Lima da Silva
Beneficiário:Carla Lima da Silva
Instituição-sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Matriz extracelular  Quimiocinas  Metaloproteinases  Inflamação  Thalassophryne nattereri 

Resumo

O peixe Thalassophryne nattereri destaca-se pelo número de acidentes que provoca caracterizados por intensa dor, edema e lesão de difícil cicatrização. A injeção do veneno no coxim plantar de camundongo não induz o recrutamento de neutrófilos nem de macrófagos, embora estas células diminuem na circulação sanguínea. Este estudo mostrou também uma dissociação entre resposta inflamatória aguda com produção de citocinas inflamatórias e ó recrutamento leucocitário, Cortes histológicos e tecidos da pata de camundongos injetados com o veneno mostraram uma profunda desorganização na matriz extracelular com grandes áreas de ruptura das fibras de colágeno e ausência de células na lesão. Assim, a resposta inflamatória induzida pelo veneno de T. nattereri constitui um modelo biologicamente interessante, que deve ser estudado com maior detalhamento visando aliar os fenômenos encontrados ao mecanismo de ação correlato. Desta maneira, este projeto tem como principal objetivo estudar as alterações na matriz extracelular induzidas pelo veneno de T. nattereri e suas principais toxinas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LOPES-FERREIRA, MONICA; GRUND, LIDIANE ZITO; LIMA, CARLA. Thalassophryne nattereri fish venom: from the envenoming to the understanding of the immune system. Journal of Venomous Animals and Toxins including Tropical Diseases, v. 20, p. 1-12, Set. 2014. Citações Web of Science: 12.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.