Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese de peptídeos: alvo e ferramenta de pesquisa

Processo: 04/15376-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2005 - 30 de junho de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Química de Macromoléculas
Pesquisador responsável:Maria Teresa Machini
Beneficiário:Maria Teresa Machini
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Peptídeos  Síntese  Alta temperatura  Lipase 

Resumo

Este projeto é composto de quatro subprojetos em desenvolvimento no Lab. de Química de Peptídeos do IQ-USP. São eles: 1) Estudo da síntese de peptídeos mediada por lípases; 2) Preparação de ésteres de peptídeos protegidos assistida por metais; 3) Síntese de peptídeos em fase sólida em temperatura alta; 4) Acanthoscurrina: estudo da relação estrutura-atividade biológica e mecanismo de ação. Apesar de distintos, estes subprojetos têm como características comuns: a) a sua natureza interdisciplinar e importância biotecnológica; b) a potencialidade de obtenção de resultados que levem à compreensão dos diferentes aspectos da síntese de seqüências peptídicas consideradas longas, complexas ou difíceis de serem realizadas pela tecnologia química em fase sólida atual, bem como dificultosas de se obter pelo método do DNA recombinante; c) o fato de propiciar a obtenção de fragmentos necessários ao estudo da relação estrutura-atividade ou função de peptídeos e/ou proteínas de grande interesse bioquímico e farmacológico. Ao todo estão envolvidos 3 doutorandos e 2 estudantes de IC. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PROTI‚ P.B.; MIRANDA‚ M.T.M. Ca2+-mediated thiolysis of peptide-resin linkage as an option for preparing protected peptide thioesters. Tetrahedron Letters, v. 49, n. 24, p. 3853-3857, 2008.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.