Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação transversal e longitudinal das alterações de rugosidade e dureza sobre diferentes bases de próteses totais após desinfecção em microondas e em soluções desinfetantes

Processo: 04/15528-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2005 - 31 de agosto de 2007
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Vinicíus Carvalho Porto
Beneficiário:Vinicíus Carvalho Porto
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Desinfecção  Resinas acrílicas  Rugosidade superficial  Bases de dentadura 

Resumo

O objetivo deste trabalho será a avaliação transversal e longitudinal das alterações de rugosidade superficial e microdureza sobre quatro tipos de resinas acrílicas para bases de próteses totais (1 termopolimerizável, 1 autopolimerizável e 2 materiais de reembasamento imediato rígido) após um dos procedimentos de desinfecção. Através da energia de microondas, os espécimes serão expostos a diferentes poténcias com seus respectivos tempos em um forno de microondas de uso doméstico não modificado. Na desinfecção através das soluções químicas, serão utilizados os seguintes produtos: hipoclorito de sódio, glutaraldeído ácido e clorexidina gluconada, com essas soluções estando em diferentes concentrações e tempos. Para ambos os procedimentos, os espécimes de resina acrílica serão submetidos à desinfecção semanalmente, com avaliações de rugosidade e dureza mensais, durante 1 ano. Entre os procedimentos de desinfecção, os padrões de resina serão armazenados em recipiente estéril contendo saliva artificial a 37 °C. Os resultados serão submetidos a análises estatísticas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PINTO, LUCIANA DE REZENDE; RODRIGUEZ ACOSTA, EMILIO JOSE T.; FERNANDES TAVORA, FLORA FREITAS; BATISTA DA SILVA, PAULO MAURICIO; PORTO, VINICIUS CARVALHO. Effect of repeated cycles of chemical disinfection on the roughness and hardness of hard reline acrylic resins. GERODONTOLOGY, v. 27, n. 2, p. 147-153, JUN 2010. Citações Web of Science: 25.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.